terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Segurança Alimentar

Cuidados básicos são fundamentais para garantir o consumo de alimentos seguros, saudáveis e nutritivos para o seu dia-a-dia.

Compra
Preste atenção na hora de comprar alimentos. A seleção adequada é fundamental para você garantir a qualidade do produto, tanto do ponto de vista nutricional como sensorial e microbiológico.

Armazenagem
Ao armazenar mantimentos em casa, organize seu estoque de acordo com o tipo de produto. É importante que os produtos sejam guardados em locais secos e arejados. Alimentos resfriados, como carnes, frios e lacticínios, devem ficar na parte superior da geladeira, onde a temperatura é mais baixa e adequada para conservação destes produtos. Frutas e verduras podem ser guardadas na gaveta inferior da geladeira. Mas evite armazená-las por longos períodos, pois isto causa a perda de seus nutrientes. E os alimentos comprados em bandeja de isopor devem ser transferidos para outra embalagem, pois a bandeja impede a refrigeração adequada.

Descongelamento
Na hora do pré-preparo da carne, fique atento às etapas de descongelamento. O ideal é que isto ocorra de forma gradual, retirando-se a carne do congelador e colocando-a na geladeira. Portanto, faça isso com certa antecedência. Produtos congelados precisam ser preparados conforme as informações dos fabricantes e, geralmente, podem e devem ser levados do freezer ao forno.

Higienização
  • Antes de preparar qualquer alimento não esqueça de lavar bem as mãos com água e sabão. Especialmente antes: das refeições, do contato com alimentos e após utilizar o banheiro. Além disso, é importante manter as unhas cortadas e limpas.
  • Lave em água corrente as frutas e legumes ainda com casca, as verduras devem ser lavadas folha por folha. Em seguida coloque de molho em 1 litro de água com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária) deixe durante 15 minutos. Em seguida lave com água tratada e escorra bem.
  • Ao preparar alimentos, não acumule restos de cascas ou resíduos sobre a pia, evitando presença de moscas e riscos de contaminação.
  • Proteja os ferimentos ao preparar os alimentos.
  • Os ovos não devem ser lavados antes de serem guardados na geladeira, pois podem perder sua camada protetora.
  • Mantenha os alimentos sempre cobertos, para evitar contaminação por poeira ou insetos.


Sobra
Sobras prontas podem ser guardadas em potes tampados, após esfriarem, e mantidas na geladeira por no máximo 3 dias. Sobras cruas devem ser consumidas no mesmo dia. Ao reaquecer uma sobra, é importante que o alimento seja bem aquecido por igual e nunca por partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário