terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Constipação Intestinal


O hábito intestinal varia entre as pessoas, sendo difícil o estabelecimento de padrões de normalidade. Duas evacuações por dia é o que se considera normal. Vários fatores podem levar à constipação.
A constipação intestinal também conhecida como prisão de ventre muitas vezes pode ser um sintoma de algum outro problema gastrointestinal, ou apenas conseqüência de uma alimentação pobre em fibras.
Outros fatores além da alimentação também influenciam o aparecimento da constipação, como idade, mais comum em idosos, nível de atividade física, mais comum em indivíduos sedentários. É sabido que o sintoma é mais freqüente nas mulheres do que nos homens, sem que haja explicação para isso.    
Para ter conhecimento da causa da constipação intestinal é indicada uma consulta médica acompanhada de exames laboratoriais. O tratamento mais eficaz é feito pela suplementação de fibras naturais (através dos alimentos) ou de fibras manipuladas em farmácias de homeopatia.
O uso contínuo ou esporádico de medicamentos laxativos é terminantemente prejudicial!


Alimentos que devem ser ingeridos com maior frequência:
  • Cereais integrais (farinha, trigo, arroz), pão integral, biscoito integral.
  • Leguminosas frescas e secas (feijão, grão de bico, fava, lentilha).
  • Verduras como alface, acelga, agrião, aipo, espinafre, nabo, repolho, rabanete, brócolis, pimentão (de preferência cruas).
  • Frutas frescas como laranja com bagaço, mamão, pêra, uva, ameixa fresca, mexerica, abacaxi, banana prata.
  • Sementes oleaginosas (nozes, avelã, amêndoas, castanhas, amendoim, pistache).
  • Frutas secas (uva passa, figo, ameixa, damasco).
  • Farelo de trigo.
  • Leite e derivados.

É importante na prevenção da constipação intestinal a hidratação. Tomar no mínimo 2 litros de água por dia (8 - 10 copos) é fundamental para o funcionamento do intestino. Outra dica, não menos importante é manter o corpo ativo, a atividade física também ajuda na regulação do trânsito intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário