sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fase Pré-Escolar

A fase pré-escolar é também chamada a fase de inapetência, quando a criança não tem interesse em se alimentar, só quer saber de brincar. Essa compreende dos 2 aos 6 anos. E é nesse momento que os responsáveis devem utilizar todos os recursos psicológicos para implantar uma disciplina nos horários das refeições.

Sabemos que cada criança tem sua personalidade. São diferentes em gostos, apetite, manias, coordenação motora, mas, de modo geral, passam pelo mesmo processo de desenvolvimento, e os problemas com a dificuldade na alimentação, são, na maioria, os mesmos. É importante ressaltar que, independente da forma de incentivo, os pais devem explicar às crianças que elas precisam se alimentar bem para o bom desenvolvimento do seu corpo.


O grande segredo: a paciência, a persistência e a criatividade.

A criança precisa "pegar" os alimentos com as próprias mãos
No início é difícil dar o alimento na mão da criança, mas esse contato é importante. A criança desperta seu interesse pelo alimento, saboreia melhor, aprende as diferenças de consistência. A criança deve aprender essas diferenças apertando, esmagando e comendo.

Devemos oferecer prêmio para incentivar as crianças a se alimentar?
Sempre que procurar oferecer um prêmio para incentivar uma criança que não quer comer, não ofereça coisas materiais, pois logo não haverá dinheiro para comprar tudo que foi prometido, e você pode acabar perdendo a confiança dessa criança. Elas devem entender que precisam se alimentar bem. Procure oferecer um passeio, planeje um piquenique, faça um desenho bem bonito, prepare o suco que ela mais gosta, o bolo que só a mamãe sabe fazer. As crianças são muito espertas, quase sempre não percebemos quando estamos sendo manipulados.

Deve forçar meu filho a comer?
A fase de inapetência existe, mas não se deve deixar de oferecer as refeições só porque a criança está passando por essa fase. Não forçar é diferente de não oferecer. Procure usar psicologia no relacionamento, na forma de brincadeiras, histórias sobre como é importante comer a cenoura, para que serve o brócolis, e assim por diante. Elas se encantam e acabam comento tudo.

Devo proibir alguns alimentos na tentativa de evitar a obesidade?
Tudo que acaba sendo proibido se torna mais atraente. E nenhum alimento é proibido, apenas deve ser consumido no momento adequado na quantidade certa. Um exemplo é o salgadinho, é difícil de evitar que a criança consuma, pois a maioria dos amiguinhos gostam. Por isso, determine um horário correto - após uma vitamina de leite com frutas e aveia, à tarde - e coloque em um recipiente suficiente. O adulto é que deve estabelecer os limites.
Na maioria das vezes a culpa pelo uso excessivo desses alimentos é dos pais, pois quando saem com as crianças, não se preocupam em levar lanches saudáveis. E porque não levar uma banana e um lanche caseiro?


Referências: Incentivo à alimentação infantil de maneira saudável e divertida: dicas práticas desde o nascimento/ Evelyn Del Carmen Lorca Rivera. São Paulo: Editora Metha, 2008.





Nenhum comentário:

Postar um comentário