terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Alimentação Complementar - Introdução de novos alimentos

A alimentação complementar deve ser feita na época certa e gradativamente, pois é uma fase muito importante no desenvolvimento da crianças.


Introdução de novos alimentos

Os primeiros alimentos a serem oferecidos são as frutas, primeiro em forma de sucos (não é necessário adicionar açúcar), no período da manhã, aproximadamente às 10 horas e, após boa aceitação, sob forma de papa à tarde (raspada ou amassada).

Após 15 dias da introdução da papa fruta, iniciar com papa salgada, que deve ser oferecida no horário de almoço. Primeiro ofereça à crianças a papa salgada e complete com o leite. Quando ela estiver aceitando bem cerca de 150ml de papa salgada, ofereça como sobremesa a fruta e não complemente mais com o leite.

Pode ser que a criança não aceite alguma fruta ou legume, e não se deve forçá-la. Mas é importante oferecer depois de algum tempo, pois poder ser que ela desperte o gosto pelo alimento.

O leite contém cálcio, que inibe a absorção do ferro, e este está presente na papa salgada. Portanto, faz-se necessário o desmame do leite dos horários das refeições, como o almoço e jantar, evitando, assim, a anemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário