terça-feira, 12 de abril de 2011

O valor do alimento que é jogado fora

As pessoas costumam jogar no lixo cascas de frutas e folhas e talos de hortaliças, que muitas vezes contêm nutrientes como vitamina C, carboidratos, proteínas e fibras em quantidades maiores do que as encontradas nas partes consumidas desses produtos.

Uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Biociências (IB), campus de Botucatu, que avaliou o valor nutricional, em cada 100 gramas, de 20 espécies de frutas e hortaliças das mais consumidas pelos brasileiros mostrou que as cascas, folhas e talos de alguns desses alimentos possuem nutrientes como vitamina C, carboidratos, cálcio e fibras, muitas vezes em quantidades superiores às da própria polpa.
A quantidade de proteína na casca da maçã é quase o dobro da parte branca. Ela tem também três vezes mais fibras e vitamina C.
 
Quem come a pêra com casca também ganha uma quantidade bem maior de fibras, vitamina C e ainda nove vezes mais carotenóides, nutrientes que quando ingeridos se transformam em vitamina A.

Nem sempre dá para consumir as cascas cruas, como as da banana, do maracujá, do mamão, mas é possível aproveitar todos os nutrientes em receitas como sucos, bolos e doces.

A casca do mamão, por exemplo, tem o dobro da quantidade de proteína da polpa e uma maior quantidade de fósforo e fibras.




Receita:
Bolo de casca de banana
Ingredientes
Massa: Casca de banana 4 unidades
Ovo 2 unidades
Leite 2 xícaras (chá)
Margarina 2 colheres (sopa)
Açúcar 3 xícaras (chá)
Farinha de rosca 3 xícaras (chá)
Fermento em pó 1 colher (sopa)
Cobertura: Açúcar ½ xícara (chá)
Água 1 ½ xícara (chá)
Banana 4 unidades
Limão ½ unidade
Preparo: Lave as bananas e descasque. Separe 4 xícaras de casca para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve, na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Misture as claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e farinha. Leve ao forno médio preaquecido por 40 minutos. Para a cobertura, queime o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.

Fonte: http://www.unesp.br/aci/jornal/213/desperdicio.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário