terça-feira, 8 de maio de 2012

Alimentação na Gestação



Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para o desenvolvimento e crescimento pleno do bebê que ainda está dentro da barriga da mamãe. Além de fazer bem para o bebê, evitará que a mulher engorde muito e sofra com as consequências do aumento de peso como pressão alta dentre outros.  Como estou vivendo esse momento maravilho resolvi escrever um pouco sobre isso.
A gestação é um período mágico e de muita transição. A natureza modifica o corpo e a mente para transformar a mulher em mãe. Isso não é um processo fácil.
Aquela idéia de que a mulher grávida deve se alimentar por dois também já foi derrubada. É muito importante que a gestante tenha em mente que ela deverá comer para dois e não por dois!
Sua alimentação deverá fornecer a quantidade correta de proteínas, carboidratos e gorduras e, também é importante prestar atenção para não ocorrer carência de minerais e vitaminas essenciais para a gestante, tais como ferro, cálcio, iodo, vitamina A e C. O que a gestante ingere nos nove meses de gestação determina, de modo significativo, o tamanho e o estado nutricional do bebê, tanto ao nascimento quanto em sua vida subsequente.
Para suprir as necessidades da gestante e do feto, é extremamente importante que se tenha uma alimentação diversificada que inclui desde cereais, produtos integrais e oleaginosas, até frutas, legumes, verduras, laticínios e carnes nas quantidades recomendadas.
É importante realizar as três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e nos intervalos, pequenos lanches, como boas porções de frutas, cereais e leite ou derivados. Os intervalos não devem ultrapassar de 4 horas, para evitar a hipoglicemia. Cuidado para não ficar “beliscando” o dia inteiro.
O ideal tanto para a mulher que está pensando em ser mãe, passando pela gestante e até chegar na mãe que amamenta, é procurar a orientação de um (a) nutricionista para que sua alimentação seja direcionada da maneira correta, de acordo com necessidades nutricionais, peso atual e exame laboratoriais de cada mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário