quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dietas da Moda...CUIDADO!!!


Vários pacientes vem até meu consultório e relatam que pela procura de uma aparência melhor ou até mesmo perdas de peso rápidas acabam fazendo dietas X aí pergunto, aprendeu a comer corretamente com essa dieta? Pois ao retornar a alimentação habitual acaba ganhando peso novamente.
E o pior é que vivemos numa sociedade onde cada vez mais o conceito de ser magro naturalmente se impõe, os meios de comunicação de massa (principalmente a Internet) vêm contribuindo para o aparecimento de conceitos inadequados para a busca de um “corpo ideal”, dietas novas surgem estampadas em revistas com promessas milagrosas de perde de peso rápida.
São vários os perigos que essas dietas podem trazer:
·         Não são orientadas por um profissional especializado (Nutricionista).
·         Não são dietas individualizadas, cada indivíduo é único, com suas necessidades, carências nutricionais e atividades diárias;
·         Não são trabalhos com comprovações científicas.
·         Geralmente são dietas que acaba ocorrendo o chamado efeito “sanfona”.
·         Muitas são restritas a um único tipo alimento/nutriente o que pode acarretar em carência nutricional.
É necessário a conscientização de que o emagrecimento acontece com mudanças de hábitos alimentares e de comportamento e que somente com uma avaliação nutricional completa e um acompanhamento por um profissional especializado, o processo de emagrecer e será saudável e terá sucesso.