quinta-feira, 28 de julho de 2011

5 ao dia


Melhorar a qualidade de vida é o principal objetivo das estra­tégias de promoção da saúde desenvolvidas em todo o mun­do. Um desafio importante na atualidade é buscar reverter o aumento acelerado do número de casos de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente a obesidade, as doenças cardiovasculares, o diabetes mellitus e o câncer.
A alimentação inadequada e a inatividade física são fatores fundamentais para a ocorrência dessas doenças.
O programa “5 ao Dia” tem como objetivo promover o consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutas, legumes e verduras, a fim de contribuir para a prevenção de diversas doenças crônicas associadas à alimentação.
Brinque com as cores dos alimentos: quanto mais colorida, mais saudável é sua alimentação. Uma maior variedade de frutas, legumes e verduras garante o consumo de diferentes nutrientes e sabores, evitando a mono­tonia alimentar.
De forma geral, recomenda-se que as pessoas realizem de 4 a 6 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Quando a pessoa realiza pelo menos 5 refei­ções diárias, fica mais fácil incluir pelo menos uma porção de fruta, um legume ou uma verdura em cada refeição.
Alguns estudos provaram que comer 5 porções diárias de frutas ou hortaliças podem ajudar a reduzir o risco de várias enfermidades como o câncer e doenças do coração. Esses alimentos contêm vitaminas, fibras, minerais e ainda outras substâncias que nos ajudam a viver mais e melhor. Além disso, quando você come frutas e hortaliças, evita comidas gordurosas e industrializadas que não fazem bem para sua saúde.

Quer motivo melhor para começar agora mesmo a fazer o 5 ao dia?