sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fase Pré-Escolar

A fase pré-escolar é também chamada a fase de inapetência, quando a criança não tem interesse em se alimentar, só quer saber de brincar. Essa compreende dos 2 aos 6 anos. E é nesse momento que os responsáveis devem utilizar todos os recursos psicológicos para implantar uma disciplina nos horários das refeições.

Sabemos que cada criança tem sua personalidade. São diferentes em gostos, apetite, manias, coordenação motora, mas, de modo geral, passam pelo mesmo processo de desenvolvimento, e os problemas com a dificuldade na alimentação, são, na maioria, os mesmos. É importante ressaltar que, independente da forma de incentivo, os pais devem explicar às crianças que elas precisam se alimentar bem para o bom desenvolvimento do seu corpo.


O grande segredo: a paciência, a persistência e a criatividade.

A criança precisa "pegar" os alimentos com as próprias mãos
No início é difícil dar o alimento na mão da criança, mas esse contato é importante. A criança desperta seu interesse pelo alimento, saboreia melhor, aprende as diferenças de consistência. A criança deve aprender essas diferenças apertando, esmagando e comendo.

Devemos oferecer prêmio para incentivar as crianças a se alimentar?
Sempre que procurar oferecer um prêmio para incentivar uma criança que não quer comer, não ofereça coisas materiais, pois logo não haverá dinheiro para comprar tudo que foi prometido, e você pode acabar perdendo a confiança dessa criança. Elas devem entender que precisam se alimentar bem. Procure oferecer um passeio, planeje um piquenique, faça um desenho bem bonito, prepare o suco que ela mais gosta, o bolo que só a mamãe sabe fazer. As crianças são muito espertas, quase sempre não percebemos quando estamos sendo manipulados.

Deve forçar meu filho a comer?
A fase de inapetência existe, mas não se deve deixar de oferecer as refeições só porque a criança está passando por essa fase. Não forçar é diferente de não oferecer. Procure usar psicologia no relacionamento, na forma de brincadeiras, histórias sobre como é importante comer a cenoura, para que serve o brócolis, e assim por diante. Elas se encantam e acabam comento tudo.

Devo proibir alguns alimentos na tentativa de evitar a obesidade?
Tudo que acaba sendo proibido se torna mais atraente. E nenhum alimento é proibido, apenas deve ser consumido no momento adequado na quantidade certa. Um exemplo é o salgadinho, é difícil de evitar que a criança consuma, pois a maioria dos amiguinhos gostam. Por isso, determine um horário correto - após uma vitamina de leite com frutas e aveia, à tarde - e coloque em um recipiente suficiente. O adulto é que deve estabelecer os limites.
Na maioria das vezes a culpa pelo uso excessivo desses alimentos é dos pais, pois quando saem com as crianças, não se preocupam em levar lanches saudáveis. E porque não levar uma banana e um lanche caseiro?


Referências: Incentivo à alimentação infantil de maneira saudável e divertida: dicas práticas desde o nascimento/ Evelyn Del Carmen Lorca Rivera. São Paulo: Editora Metha, 2008.





terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

10 Mitos Relacionados à Nutrição

As especialistas em Nutrição Wendy Repovich e Janet Peterson, membros do American College of Sports Medicine, relacionaram os dez maiores mitos relacionados à Nutrição. Alguns são conselhos transmitidos de geração em geração. Confira:

1. Diabetes tipo 2 pode ser prevenido ingerindo alimentos de baixo índice glicêmico. Altos níveis de glicose não são o que causa diabetes. A doença é causada pela resistência do corpo à insulina. Alimentos com alto índice glicêmico podem causar picos no nível de glicose, mas isso é apenas um indicador de diabetes, não a raiz do problema.

2. Comer imediatamente após o trabalho muscular impulsiona a recuperação.
Atletas de resistência (endurance) precisam ingerir carboidratos imediatamente após o exercício para repor os níveis de glicogênio, e uma pequena quantidade de proteína para acentuar essa reposição. A proteína nesse momento não irá ajudar a construir músculos, então, para atletas de força (trabalho anaeróbico), não é preciso comer imediatamente após o treino.

3. Pessoas com síndrome do intestino irritável devem evitar comer fibras.
Há dois tipos de fibras, solúveis e insolúveis. Apenas esta última pode ser fonte de problemas. As fibras solúveis, no entanto, encontradas na maioria dos grãos, são absorvidas mais facilmente pelo corpo e podem ajudar as pessoas com a síndrome a prevenir constipações.

4. Ingerir porções extras de proteína é necessário para ganhar massa muscular. A menos que o corredor faça um treino significativo com peso, a proteína extra não terá nenhum efeito. Mesmo uma exigência maior do nutriente em função do treino pode ser suprida facilmente pela alimentação rica em outros nutrientes além da proteína.

5. Suplementos vitamínicos são necessários para todo mundo.
Com uma alimentação variada em frutas, vegetais e grãos integrais, quantidades moderadas de proteína magra e quantidade adequada de calorias, não há por que tomar suplementação. Os suplementos vitamínicos são recomendados para pessoas com distúrbios nutricionais.

6. Evitar álcool.
Moderação é a chave. Todo álcool é um anticoagulante, e o vinho tinto contém antioxidantes benéficos para a saúde.

7. Comer ovos eleva o colesterol.
O mito surgiu porque a gema tem a maior concentração de colesterol do que qualquer outro alimento. Porém, não é suficiente para colocar a saúde em risco se houver moderação no consumo.

8. Grãos marrons são de produtos integrais.
Corantes e aditivos marrons podem dar aos alimentos a aparência de serem integrais. Ler os rótulos é boa dica para se certificar. Ingerir cerca de 90 gramas por dia de grãos ajuda a reduzir o risco de doenças do coração e diabetes.

9. Beber oito copos de água por dia.
É preciso repor o líquido perdido a cada dia, durante a respiração, a excreção e no suor, mas isso não significa beber dois litros de água. É difícil medir a quantidade exata de água ingerida em bebidas e na alimentação. Um indicativo é a urina. Se estiver amarelo escuro, beba mais água.

10. Comer carboidrato engorda.
Cortar os carboidratos da dieta pode ter um benefício de redução de peso no curto prazo, devido à perda de líquido, mas comer carboidrato com moderação não ocasiona um ganho de peso diretamente. O corpo usa carboidrato como fonte de energia.

10 motivos para você procurar um NUTRICIONISTA

Você lembra quando foi à última vez que visitou um/uma nutricionista?

É muito importante ter um acompanhamento de um profissional desse tipo na sua vida, pois melhora as chances de você manter uma vida mais leve e mais saudável.

Pessoas que fazem dietas e precisam também de acompanhamento, para não exagerar na dose. Só o profissional sabe o que é melhora para cada tipo de pessoa.



  1. Único profissional que pode prescrever dieta.
  2. Comendo bem você melhora seu desempenho nos estudos e trabalho.
  3. Com a dieta equilibrada fica mais fácil manter o peso adequado.
  4. Determinado alimentos melhoram a performace de praticantes de atividade física.
  5. Uma alimentação balanceada deixa a pessoa mais bonita. Melhora pele, cabelo e humor.
  6. Ter sugestão de receitas e cardápios saborosos.
  7. Através da alimentação correta é possível prevenir e controlar doenças como hipertensão arterial e diabetes.
  8. Orientação na compra de alimentos que beneficiem toda família.
  9. Ensina como controlar a qualidade/higiene dos alimentos.
  10. Comendo bem você ganha qualidade de vida e bem-estar.

Alimentação Complementar - Introdução de novos alimentos

A alimentação complementar deve ser feita na época certa e gradativamente, pois é uma fase muito importante no desenvolvimento da crianças.


Introdução de novos alimentos

Os primeiros alimentos a serem oferecidos são as frutas, primeiro em forma de sucos (não é necessário adicionar açúcar), no período da manhã, aproximadamente às 10 horas e, após boa aceitação, sob forma de papa à tarde (raspada ou amassada).

Após 15 dias da introdução da papa fruta, iniciar com papa salgada, que deve ser oferecida no horário de almoço. Primeiro ofereça à crianças a papa salgada e complete com o leite. Quando ela estiver aceitando bem cerca de 150ml de papa salgada, ofereça como sobremesa a fruta e não complemente mais com o leite.

Pode ser que a criança não aceite alguma fruta ou legume, e não se deve forçá-la. Mas é importante oferecer depois de algum tempo, pois poder ser que ela desperte o gosto pelo alimento.

O leite contém cálcio, que inibe a absorção do ferro, e este está presente na papa salgada. Portanto, faz-se necessário o desmame do leite dos horários das refeições, como o almoço e jantar, evitando, assim, a anemia.

Orientações e Práticas - Aleitamento Materno

Todos sabem que para o recém-nascido não há melhor e mais completo alimento que o leite materno. Ele dever ser EXCLUSIVO até o 6º mês, pois atende a todas as necessidades do bebê por se nutricionalmente completo. A partir do 6º mês, devem-se introduzir os primeiros alimentos externos.

Importância e benefícios para a mãe que amamenta:
  • Satisfação de estar com o seu bebê.
  • A mãe aprende a conhecer o seu bebê quando ele chora de fome, de dor, de sono ou quando simplesmente quer um carinho, um aconchego, quer estar ao seu lado.
  • A depressão pós-parto diminui, pois a mãe se sente importante e insubstituível.
  • Ao amamentar a mãe gasta muita energia e, por esse motivo, volta ao seu peso rapidinho.
  • Reduz risco de câncer de mama e ovário.
  • É bem mais prático e econômico.

Importância e benefícios para o bebê:
  • Sensação de aconchego, tranquilidade e segurança de estar bem protegido.
  • Ele está recebendo o alimento mais perfeito, completo e adequado ás suas necessidades, riquíssimo em nutrientes.
  • Ele recebe a quantidade suficiente de água de que necessita.
  • Está protegido de doenças infecciosas.
  • Proporciona bom desenvolvimento físico e mental.
  • E outras vantagens que as mães descobrem a cada dia.

"A criança que mama no peito não necessita de mamadeira, bico ou chupeta. O uso de mamadeira, bico ou chupeta prejudica o aleitamento materno." (Ministério da Saúde)

Mães que trabalham fora. O que fazer?

Para as mães que trabalham fora e retornam ao trabalho antes que a criança complete 5 ou 6 meses, realmente é um momento delicado e triste, mas precisa ser superado da melhor maneira possível.

O aleitamento materno pode e deve ser ordenhado por meio da extração com as mãos, devidamente limpas, e deixado na geladeira por 24 horas, e/ou em freezer por 3 meses, em recipiente devidamente higienizado e específico para este fim - pode ser de plástico duro ou de vidro. Não deixa na porta e sim na parte mais fria do freezer ou da geladeira. Use sempre o mais antigo. O recipiente deve ser identificado com nome, data, horário e quantidade. Procure armazenar a quantidade mais ou menos certa que o bebê consome, já que o leite que resta não poderá ser reutilizado em outro horário, pois estará misturado com a saliva.

Se estiver congelado, deixe na geladeira de um dia para o outro. Quando degelar, aqueça agitando em água quente, mas sem ferver, (o suficiente para tirar o gelado) e ofereça ao bebê com colher ou copinho devidamente higienizado.
Cuidado:  a alta temperatura destrói as enzimas e as proteínas.



Referências: Incentivo à alimentação infantil de maneira saúdavel e divertida: dicas práticas desde o nascimento/ Evelyn Del Carmen Lorca Rivera; São Paulo: Editora Metha, 2008.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

DICA III - Ômega 3

Ômega 3 é uma gordura  poliinsaturada extraída de peixes de água salgada e fria, óleos de canola, soja ou através das castanhas, nozes e linhaça. Nós não podemos sintetizá-los e precisamos obtê-los através dos alimentos.

Essa gordura ajuda a:
  •  Reduzir os níveis de colesterol no sangue e controlar a pressão arterial, que são os principais fatores de risco para as doenças do coração.
  • Ajuda a diminuir os triglicerídios e o LDL (colesterol ruim).
  • Elevam o HDL (colesterol bom).
  • Reduz a formação de trombos ou coágulos.
Portanto, procure consumir peixe 1 vez na semana, ou então, use diariamente de 5 a 6 nozes ou 2 colheres de sopa de linhaça moída.

DICA II - Cereias Integrais

O que são?

São alimentos que não passaram por um processo de refinamento, que se dá através de máquinas e/ou adição de produtos químicos.
Devido ao processo de refinamento, os alimentos acabam perdendo muitos nutrientes, vitaminas e fibras.


Por isso, a importância de apostar nos alimentos integrais, pois:

  • Preservam as características, vitaminas e os nutrientes dos alimentos.
  • são ricos em fibras alimentares, ou seja, previnem a constipação intestinal e ajudam a diminuir o colesterol.
  • ajudam a manter o peso e evitam a obesidade, pois estimulam uma sensação de saciedade.

DICA I - Cores dos Alimentos

As cores dos Alimentos:
 Procure elaborar sempre que possível um prato colorido, pois cada cor pode nos indicar os benfícios que os alimentos possuem.





 

LARANJA: reforçam as defesas, deixam à pele mais bonita e fortalece o sistema imunológico.
Exemplo: mamão, cenoura, manga, pêssego, laranja.


VERMELHO: é um antioxidante natural, protege o organismo de substâncias tóxicas.
Exemplo: cereja, tomate, caqui, morango, rabanete, amora.


VERDE: limpa o organismo e impede a absorção pelo intestino das substâncias químicas presente nos alimentos.
Exemplo: limão, kiwi, espinafre, rúcula, alface, pimentão.


ROXO: melhoram a circulação, cuidam e protegem o coração.
Exemplo: ameixa, uva, figo, beterraba, repolho e uva.


MARRON: rejuvenesce e protege contra o envelhecimento, evita anemia.
Exemplo: castanhas, nozes e cereais.


BRANCO: regula o intestino e inibe a formação de tumores no intestino.
Exemplo: batata, couve-flor, banana, cebola, leite, queijo e arroz.

Alimentos Funcionais

Alimentos funcionais é todo aquele que apresenta um ou mais efeitos benéficos para nosso organismo, como melhorar o estado de saúde e bem-estar ou reduzir o risco de uma doença, além, é claro, de suprir necessidades nutricionais.

Veja alguns exemplos:
 
COMPOSTOS
AÇÕES NO ORGANISMO
FONTES ALIMENTARES


Betacaroteno

Antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares


Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve.

Licopeno

Antioxidante que diminui o risco de câncer de próstata.


Tomate, goiaba, melancia e mamão.

Fibras

Reduz o risco de câncer de intestino e os níveis de colesterol sanguíneo.


Frutas, legumes e verduras em geral e cereais integrais.


Flavonóides

Antioxidantes que diminuem o risco de câncer e de doenças cardiovasculares.


Suco natural de uva e vinho tinto, chá verde.

Isoflavonas

Reduz os níveis de colesterol sanguíneo e o risco de doenças cardiovasculares.


Seja e produtos derivados, brotos de alfafa e sementes de linhaça.

Acido graxo ômega 3

Reduz os níveis de colesterol sanguíneo e o risco de doenças cardiovasculares.

Peixes de águas frias (atum, salmão, arenque, sardinha, bacalhau), óleos de canola e em menores concentrações, no óleo de soja e em castanhas.

Probióticos

Ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microorganismo patogênicos.


Iogurtes e leite fermentado.

Prebióticos

Estimulam a atividade de probióticos no cólon e as bactérias benéficas já existentes na flora intestinal.


Cebola, banana, aspargo, chicória e alcachofra.

Segurança Alimentar

Cuidados básicos são fundamentais para garantir o consumo de alimentos seguros, saudáveis e nutritivos para o seu dia-a-dia.

Compra
Preste atenção na hora de comprar alimentos. A seleção adequada é fundamental para você garantir a qualidade do produto, tanto do ponto de vista nutricional como sensorial e microbiológico.

Armazenagem
Ao armazenar mantimentos em casa, organize seu estoque de acordo com o tipo de produto. É importante que os produtos sejam guardados em locais secos e arejados. Alimentos resfriados, como carnes, frios e lacticínios, devem ficar na parte superior da geladeira, onde a temperatura é mais baixa e adequada para conservação destes produtos. Frutas e verduras podem ser guardadas na gaveta inferior da geladeira. Mas evite armazená-las por longos períodos, pois isto causa a perda de seus nutrientes. E os alimentos comprados em bandeja de isopor devem ser transferidos para outra embalagem, pois a bandeja impede a refrigeração adequada.

Descongelamento
Na hora do pré-preparo da carne, fique atento às etapas de descongelamento. O ideal é que isto ocorra de forma gradual, retirando-se a carne do congelador e colocando-a na geladeira. Portanto, faça isso com certa antecedência. Produtos congelados precisam ser preparados conforme as informações dos fabricantes e, geralmente, podem e devem ser levados do freezer ao forno.

Higienização
  • Antes de preparar qualquer alimento não esqueça de lavar bem as mãos com água e sabão. Especialmente antes: das refeições, do contato com alimentos e após utilizar o banheiro. Além disso, é importante manter as unhas cortadas e limpas.
  • Lave em água corrente as frutas e legumes ainda com casca, as verduras devem ser lavadas folha por folha. Em seguida coloque de molho em 1 litro de água com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária) deixe durante 15 minutos. Em seguida lave com água tratada e escorra bem.
  • Ao preparar alimentos, não acumule restos de cascas ou resíduos sobre a pia, evitando presença de moscas e riscos de contaminação.
  • Proteja os ferimentos ao preparar os alimentos.
  • Os ovos não devem ser lavados antes de serem guardados na geladeira, pois podem perder sua camada protetora.
  • Mantenha os alimentos sempre cobertos, para evitar contaminação por poeira ou insetos.


Sobra
Sobras prontas podem ser guardadas em potes tampados, após esfriarem, e mantidas na geladeira por no máximo 3 dias. Sobras cruas devem ser consumidas no mesmo dia. Ao reaquecer uma sobra, é importante que o alimento seja bem aquecido por igual e nunca por partes.

Probióticos e Prebióticos


A microbiota intestinal humana exerce um papel importante tanto na saúde quanto na doença e a suplementação da dieta com probióticos e prebióticos pode assegurar o equilíbrio dessa microbiota.

Probióticos são microrganismo vivos que, consumidos em quantidades suficientes, produzem efeitos benéficos para a saúde e para o bem estar além dos efeitos nutricionais habituais.

As mais conhecidas bactérias que exercem essa função são as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus. Elas agem produzindo compostos como as citoquinas e o ácido butírico que são antimicrobianos e antibacterianos, ou seja, favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis.

Prebióticos são carboidratos não-digeríveis, que afetam beneficamente o hospedeiro, por etimularem seletivamente a proliferação e/ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon.

Exemplos de prebióticos são: frutoologosacarídeos (FOS) e a inulina. Os FOS são obtidos a partir da hidrólise da inulina. Os frutooligosacarídeos estão presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. A inulina é um polímero de glicose extraído principalmente da raiz da chicória. Ela se encontra também em alho, cebola, aspargos e alcachofra.

Um produto referido como simbiótico é aquele no qual um probiótico e um prebiótico estão combinados.

Os prebióticos e probióticos têm esta função e o consumo destes alimentos deve ser estimulado.

É importante saber que uma vida saudável está relacionada não somente com os alimentos que são ingeridos, mas também com o estilo de vida, a hereditariedade, influência do meio ambiente e atividade física. Assim, é fundamental perceber que uma boa saúde não depende somente de alimentos funcionais e sim de vários fatores que juntos proporcionam uma vida saudável.    

Benefícios:
  • Estimulação do sistema imune.
  • Aumento na absorção de minerais e vitaminas.
  • Controle da microbiota intestinal.
  • Estimulação da motilidade intestinal, redução da constipação.
  • Redução do risco de câncer de cólon e redução dos níveis de colesterol total, colesterol LDL e trigliceróis.
  • Promoção da digestão da lactose em indivíduos intolerantes a lactose.


Anemia

A anemia surge quando o conteúdo de hemoglobina no sangue está baixo do normal, em decorrência da falta de um ou mais nutrientes essenciais (ferro, zinco, ácido fólico B6, vitamina B12 e proteínas). No entanto, na maioria dos casos é ocasionada pela deficiência de ferro na alimentação e provoca cansaço, palidez, falta de apetite e dificuldades de aprendizagem, além de provocar outras doenças.




Dicas para melhorar sua qualidade de vida:
  • Amamente seu filho. Para os bebês o leite materno é considerado um alimento muito importante contra a anemia por deficiência de ferro.
  • Prefira alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas, principalmente fígado, rim, coração, peixes e leites enriquecidos com ferro).
  • Entre os alimentos de origem vegetal, prefira os folhosos verde-escuros (exceto espinafre) como agrião, couve, cheiro-verde, taioba, as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha), grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo.
  • Associe o consumo das hortaliças acima com as frutas ricas em vitamina C (caju, goiaba, laranja, kiwi, mexerica, acerola, limão) para melhorar a absorção do ferro nelas contido.
  • Como sobremesa dê preferência para as frutas.
  • Procure beber água nos intervalos das refeições.

Constipação Intestinal


O hábito intestinal varia entre as pessoas, sendo difícil o estabelecimento de padrões de normalidade. Duas evacuações por dia é o que se considera normal. Vários fatores podem levar à constipação.
A constipação intestinal também conhecida como prisão de ventre muitas vezes pode ser um sintoma de algum outro problema gastrointestinal, ou apenas conseqüência de uma alimentação pobre em fibras.
Outros fatores além da alimentação também influenciam o aparecimento da constipação, como idade, mais comum em idosos, nível de atividade física, mais comum em indivíduos sedentários. É sabido que o sintoma é mais freqüente nas mulheres do que nos homens, sem que haja explicação para isso.    
Para ter conhecimento da causa da constipação intestinal é indicada uma consulta médica acompanhada de exames laboratoriais. O tratamento mais eficaz é feito pela suplementação de fibras naturais (através dos alimentos) ou de fibras manipuladas em farmácias de homeopatia.
O uso contínuo ou esporádico de medicamentos laxativos é terminantemente prejudicial!


Alimentos que devem ser ingeridos com maior frequência:
  • Cereais integrais (farinha, trigo, arroz), pão integral, biscoito integral.
  • Leguminosas frescas e secas (feijão, grão de bico, fava, lentilha).
  • Verduras como alface, acelga, agrião, aipo, espinafre, nabo, repolho, rabanete, brócolis, pimentão (de preferência cruas).
  • Frutas frescas como laranja com bagaço, mamão, pêra, uva, ameixa fresca, mexerica, abacaxi, banana prata.
  • Sementes oleaginosas (nozes, avelã, amêndoas, castanhas, amendoim, pistache).
  • Frutas secas (uva passa, figo, ameixa, damasco).
  • Farelo de trigo.
  • Leite e derivados.

É importante na prevenção da constipação intestinal a hidratação. Tomar no mínimo 2 litros de água por dia (8 - 10 copos) é fundamental para o funcionamento do intestino. Outra dica, não menos importante é manter o corpo ativo, a atividade física também ajuda na regulação do trânsito intestinal.

Obesidade

A obesidade é uma doença em que há um grande acúmulo de gordura no organismo. É um grande problema de saúde pública, pois a pessoa obesa pode adquirir várias doenças, levando a uma diminuição na sua qualidade de vida e à morte prematura. Adotar uma alimentação saudável é importante no combate a esse mal.


Dicas para melhorar sua qualidade de vida:
  • Evite os alimentos industrializados e prefira os naturais.
  • Coma com moderação e mastigue bem os alimentos.
  • Beba pelo menos dois litros de água por dia, preferencialmente nos intervalos das refeições.
  • Dê preferência a grãos integrais, frutas com casaca, hortaliças e leguminosas.
  • Aumente o consumo de frutas e hortaliças em sobremesas e lanches.
  • Estabeleça horários regulares para alimentação, fazendo três refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches. Não retire nenhuma refeição.
  • Evite a ingestão de alimentos como biscoito, bolinhos e refrigerantes.
  • Prefira carnes magras, leite e derivados com baixo teor de gordura.
  • Procure sempre ler os rótulos dos alimentos observando, especialmente, as calorias e gorduras, e evite os de grande concentração calórica.
  • Tenha cuidado com molhos, manteiga, margarina e queijos.
  • Pratique atividades físicas regularmente, após liberação médica.

Obesidade Infantil


Ao contrário do que se pensa, criança gordinha não é sinal de criança saudável. O aumento do peso é consequência do consumo excessivo de alimentos (principalmente os mais calóricos) e da redução da atividade física. Por isso, é necessário modificar essa situação. A obesidade infanto-juvenil traz graves ameaças à saúde; se seu filho está acima do peso, fique alerta. Crianças e adolescentes gordinhos têm grandes chances de serem adultos obesos.

Dicas para melhorar a alimentação e qualidade de vida dos seus filhos:
  • Ensine seus filhos a mastigar bem os alimentos.
  • Inclua diariamente hortaliças e frutas na alimentação de seu filho, pois são fontes de vitaminas e sais minerais necessários ao crescimento saudável de todas as crianças.
  • Controle o consumo de alimentos com muitas calorias e pouco nutritivos como frituras, doces e refrigerantes.
  • Alimentos não devem ser utilizados pelos adultos como forma de premiação de atitudes adequadas dos filhos ou retirados como forma de punição.
  • Diminua o tempo que a criança dedica em frente a TV, computador ou videogame, pois o sedentarismo é um dos fatores que contribuem diretamente para a obesidade. Incentive brincadeiras que utilizem exercícios físicos.
  • As crianças aprendem a comer alimentos que a família, os professores e os amigos oferecem. Sirva de exemplo!

Dislipidemia

A dislipidemia é a alteração da concentração de lipídeos (gorduras) no sangue, como o colesterol, por exemplo. Sua origem pode ser genética ou por estilo de vida inadequado (como sedentarismo, tabagismo, alimentação inadequada). O excesso de lipídeos no sangue é um sério fator de risco de doenças cardiovasculares ao provocar a aterosclerose, que é a formação de placas de gordura nos vasos que obstruem o fluxo saguíneo. A qualidade da alimentação é primordial para a preservação e o tratamento das dislipidemias.


Dicas para melhorar sua qualidade de vida:

  • Beba pelo menos dois litros de água por dia, preferncialmente nos intervalos das refeirções.
  • O consumo excessivo de alimentos fontes de gorduras como gema de ovo; carnes vermelhas de boi e de aves; miúdos de animais; leites integrais e seus derivados; embutidos (mortadela, salsichas, presunto, salame) charque, bacon e outros industrializados contribuem para o aumento de gordura no organismo.
  • Manteiga e margarinas comuns são prejudiciais; substitua-as por produtos com 0% trans e com percentual baixo de lipídios, leia sempre o rótulo.
  • Alimente-se de hortaliças e frutas, peito de aves, peixes, carne de soja, leite e derivados desnatados.
  • Prefira óleos vegetais, exceto os de côco, dendê e de babaçu.
  • Retire a gordura aparente das carnes, a pele dos frangos e o couro de peixes.
  • Pratique atividades físicas regularmente.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Diabetes



Diabetes é uma síndrome decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos no corpo. Ainda não tem cura, mas a evolução das ciências biomédicas trouxe alternativas para que o portador de diabetes possa viver normalmente e a alimentação adequada e saudável é uma das principais formas de controle da doença.

Dicas para melhorar sua qualidade de vida:

  • Organize os horários de sua alimentação (ideal a cada três horas) assim você evitará a hipoglicemia (queda do nível de açúcar no sangue).
  • Evite o excesso de alimentos, principalmente daqueles que são fontes de carboidratos (arroz, farinhas, pães, bolachas, massas e etc), para evitar a hiperglicemia (aumento do nível de açúcar no sangue).
  • Leia sempre os rótulos dos produtos industrializados (diet e light), pois ás vezes os rótulos não contém açúcar, mas podem conter alto teor de gorduras prejudiciais a sua saúde.
  • Inclua diariamente verduras e frutas em sua alimentação, pois são fontes de fibras, vitaminas e sais minerais e possuem baixo teor calórico.
  • Fuja da obesidade, pratique atividade física regularmente.
  • Elimine o fumo.
  • Tenha hábitos alimentares saudáveis e adequados às suas necessidades.

Hipertensão

A hipertensão arterial, chamada de "pressão alta", ocorre quando a pressão do sangue aumenta dentro das artérias. Ela tem relação direta com a alimentação. Hábitos alimentares saudáveis podem diminuir consideravelmente o surgimento das consequências da hipertensão, como o infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame).


Dicas para melhorar sua qualidade de vida:



  • Reduza a quantidade de sal no preparo das refeições.
  • Retire a gordura aparente dos alimentos e prefira aqueles com pouca gordura.
  • Não leve o saleiro para a mesa; isso evita um maior consumo de sal.
  • Evite produtos industrializados com alto teor de sódio (componente do sal) como molhos prontos, sopas em pó, conservas, embutidos, defumados, conservas e salgados de pacote. Observe o rótulo.
  • Restrinja o uso de bebidas alcoólicas.
  • Para melhorar o uso das preparações dê preferência aos temperos naturais como alho, cebola, limão, ervas, salsa e cebolinha em substituição ao sal.
  • Alimentos pobres em sódio como feijão, ervilha, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja são recomendadas para alimentação diária de portadores de hipertensão.
  • Se não houver impedimentos médicos, faça exercícios regulares, fuja da obesidade.
  • Elimine o fumo.